PETS ENCALORADOS COMEM POUCO. E ESTÃO CERTÍSSIMOS!

Muitos dos meus pacientes caninos têm passado mal com esse calorão infernal, apresentando episódios em geral brandos e transitórios de vomito, diarreia, fezes com muco, prostração, coceiras, dermatites, mas, principalmente, inapetência.

Eu sei que poucas situações desesperam mais os tutores que o peludo torcer o nariz para um pratão caprichado de dieta caseira natural. Nessas horas, amigos, lembrem-se que a natureza ignora nossas convenções ocidentais de sempre tomar café-da-manhã, sempre almoçar, sempre jantar etc

Pets encalorados que passaram a comer pouco estão sendo inteligentes e se preservando. Não lute contra esse mecanismo de defesa tão valioso. Não force comida. Ele não quer comer, mas aparenta estar bem? Respeite. Providencie água bem fresca, ventilador ou ar-condicionado, sombra e piso sem tapetes. Nada de levá-lo pra passear sob o sol quente com o asfalto pegando fogo e sem uma boa brisa para refrescar. Mais tarde, num horário fresco, volte a oferecer uma pequena refeição leve, de preferência fria.

Acreditem: cães adultos saudáveis são amplamente adaptados ao jejum de sólidos. Nada de ruim acontecerá se passarem alguns dias comendo pouco ou até mesmo se rejeitarem totalmente a comida por 1-2 dias. Podem emagrecer um pouco, mas isso inclusive os ajudará a se sentir mais frescos – e depois pode-se perfeitamente correr atrás desses quilinhos perdidos.

Lembre-se: digestão é um dos processos que mais gera calor. A assimilação dos nutrientes requer concentração de sangue no centro do corpo, lá no trato digestório. Com o calorão ocorre o contrário, um fenômeno denominado vasodilatação, no qual o sangue se concentra nos vasos da superfície do corpo com o intuito de ajudá-lo a se resfriar. Alimentos ingeridos numa situação de extremo desconforto pelo calor podem acabar fermentando no estômago do animal, além de gerar mais calor, desconforto e dificuldade respiratória.

Posto assim, não faz super sentido que alguns pets estejam querendo tudo menos comida esses dias? :)

Sylvia Angélico



Fonte - site Cachorro Verde

[voltar]