Uma ferramenta muito útil que temos às mãos para melhorar o convívio com nossos cães é o adestramento. Com ele conseguimos criar uma forma de comunicação com o cão e mostrar quais são os comportamentos que gostamos, e que, portanto, queremos manter, e quais nós não aprovamos, e queremos eliminar.

Como nossos cães dividem o mesmo espaço conosco, entender comandos como 'senta', 'fica', 'junto' etc se tornam muito úteis para uma relação mais estreita, saudável e harmoniosa.

No fim todos ganham - o cão, por saber como se comportar, terá menos restrições na convivência com pessoas e outros animais; já a família passa a ter mais um companheiro nas atividades do dia-a-dia.

O treinamento de obediência básica consiste em 5 comandos: senta, deita, fica, aqui e junto. Conforme a resposta do cão, novos comandos vão sendo acrescentados (busca, morto, rola, rasteja, esquerda e direita...).

Senta - comando que eleva o campo de visão do animal e que é usado para se conseguir a atenção e controle inicial do cão.

Deita - deitar sob comando estabelece e reforça a hierarquia da matilha, uma vez que o comportamento de deitar entre os cães significa submissão.

Aqui - comando utilizado para o animal se aproximar de seu condutor, muito útil no dia-a-dia em inúmeras situações.

Junto - comando dado para que o cão tome sua posição ao lado esquerdo do condutor, utilizado para conduzir o cão num passeio ou em qualquer outra situação em que se deseja o controle do animal.

Fica - o cão fica no lugar e na posição em que foi deixado (sentado ou deitado), só saindo do comando após ser autorizado pelo condutor.

Esses 5 comandos normalmente são suficientes para se conseguir o que a maioria de nós deseja de nossos cães - que eles não pulem nas pessoas, que não saiam correndo para a rua quando abrimos o portão, que não fiquem puxando a guia durante um passeio... ou seja, que sejam educados.

O tempo que cada cão demora para aprender e aperfeiçoar os comandos varia muito, mas com aproximadamente 50 aulas todos estão em condições de entender e atender aos comandos básicos.

Por isso oferecemos um pacote com 50 aulas ministradas duas vezes por semana, ou seja, o período de treinamento dura aproximadamente 6 meses.






[mais informações]







"Para realmente apreciar um cachorro, você não pode simplesmente treiná-lo para ser semi-humano.
O segredo está em se abrir para a possibilidade de se tornar, em parte, cão."

Edward Hoagland